Neste penúltimo dia do ano, em momento de reflexão e oração particular, solicitei, como sempre, a ajuda das palavras edificantes do espírito Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier, contidas no livro Pão Nosso. Este livro faz parte de uma …
O Homem
Postado em: 17 junho, 2012 por Helton Oliveira Santos

Todos nós temos desafios e dificuldades, não há dúvida disso. Em certas ocasiões em família, nos esforçamos para entender um parente que tem a personalidade diferente da nossa. Lutamos contra um sentimento de mágoa provocado por determinada pessoa com quem trabalhamos. Iludimo-nos com a promessa de prazer fácil e felicidade passageira que cada vez mais é divulgada na sociedade.
Enfim, vivemos constantemente enfrentando as nossas situações desafiadoras do jeito que mais nos agrada, com o objetivo de construir dentro de nossos corações sentimentos de paz e tranqüilidade que durem para sempre.
No entanto, essa sensação de conforto e bem estar eterno quase nunca surge em nossa mente, em nosso espírito. Somos freqüentemente provados pela vida nas mais diversas posições, parecendo que estamos sendo testados em nossa capacidade de ter esperança e fé no futuro.
E desse modo sempre aparece uma pergunta, tão constante em nosso ser: Será que conseguiremos suportar todos os desafios e provas que nos aparecem?
Se na nossa mente crescer a dúvida na área de construção de prédios, de pronto recorremos ao profissional cuja área de atuação nos permita obter respostas convincentes.
Se quisermos entender os mecanismos dos números matemáticos, logo vamos de encontro a um professor desta disciplina, dando importância ao conhecimento por ele adquirido e à sua experiência.
Ao entrarmos em contato com uma enfermidade em nosso corpo físico, dirigimo-nos ao responsável que detém conhecimento no setor da medicina, acreditando em sua vivência nesse cotidiano.
A doutrina espírita nos traz a idéia de que estamos na Terra obedecendo a um plano de aprendizado, para que possamos alcançar um estado mais feliz em nosso íntimo. Assim pergunta Kardec aos Benfeitores, com a conseqüente resposta:
Têm necessidade de encarnação os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem?
Resposta: “Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer felizes a uns, sem fadigas e trabalhos, conseguintemente sem mérito.” (grifo nosso).
As lutas, os desafios, os sofrimentos, as decepções, as frustrações, as ilusões, as situações humilhantes, o trabalho difícil, a perda de um ente querido, a doença infatigável que nos pega desprevenidos, no fundo tudo pelo que passamos tem um caráter de aprendizado, para entendermos como funcionam os mecanismos de Deus para o nosso aperfeiçoamento moral, rumo à felicidade.
Mas para enfrentar essas situações de aprendizado, a quem devemos procurar ou questionar para termos lições de crescimento e constância no autoaprimoramento?
Os Dirigentes Espirituais respondem: Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
Resposta: “Jesus.”
Jesus Cristo viveu entre homens para nos apontar lições e exemplos de como encarar as nossas maiores dificuldades. Veio a Terra porque o ensino deve ser presencial, de forma prática e exemplificativa.
Ele passou por sofrimentos, dificuldades, situações vexatórias, perdas de pessoas queridas, questionamentos de opositores, ofensas dissipadas por perdão incondicional, sempre para nos mostrar como devemos agir perante as nossas situações de provas.
Deus nos achou merecedores da chance de entrarmos numa turma mais avançada na escola do Reino dos Céus, e assim mandou o seu melhor professor para nos dar a lição de amor a Deus e ao próximo. Então, se quisermos entender melhor a vida, é a Ele que devemos procurar!
Muitos observam Jesus apenas por seus atos ditos milagrosos, e o consideram filho de Deus apenas porque conseguiu expulsar demônios, curar doentes e fazer coisas que naquela época ninguém sonhava em ver.
Talvez seja por isso que muitos queiram distância Dele, porque não se vêem na condição de entender tais atos, os elegendo como “extraordinários”, que não fazem parte de suas vidas. Entendem que o momento em que Jesus viveu não tem muito haver com a sua vida atual.
Mas será que não devemos entender Cristo também sob outro aspecto?
Seus maiores “milagres” foram: fazer surgir o perdão, quando todos esperavam a condenação; viver a resignação, quando todos queriam que Ele descesse da cruz; ensinar a caridade, diante de uma sociedade totalmente destruída pelo egoísmo; ter paciência, quando tudo o levava a ser intolerante e desequilibrado; crescer na fé e esperança em Deus, no momento da intemperança.
Ele viveu entre nós. A mensagem é esta. Ele está próximo de nossas vidas, e tem a experiência viva e acertada de tudo isso que estamos vivemos. É claro que o tempo histórico é outro, mas a essência é a mesma.
Por que será que nunca o consultamos para nos ajudar a descobrir os caminhos para os nossos desafios?
A resposta é bem simples: por causa do nosso egoísmo e orgulho.
Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, (…)”. (João 14:6). Mais à frente continua: “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis”. (João 14:19).
Jesus ainda está conosco e mais perto do que imaginamos. Então porque não consultar como Ele agiu em sua vida, verificando os evangelhos escritos? Melhor, por que não dirigir o pensamento a Ele, e pedir uma “sugestão” de como agir perante a situação que nos desafia?
A resposta chegará! Confiemos!
Consultas em:
O livro dos espíritos – Allan Kardec;
O evangelho segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
Pesquisar
As fases do caminho. Em qual você se encontra?
Posted on outubro 21, 2012
Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. (Allan Kardec, Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 17, item 4). Dentre as muitas necessidades existentes na sociedade moderna, que exigem de nós …
Rezar funciona?
Posted on outubro 11, 2012
Seja o que for que peças na prece, credes que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes. (Marcos, 11:24) Há quem conteste a eficácia da prece, com fundamento no princípio de que, conhecendo Deus as nossas necessidades, inútil seria …
E a vida continua…
Posted on setembro 25, 2012
E a vida continua… … por trás das fronteiras de seu jardim, demonstrando um novo caminho a seguir. Como a vida continua, renovamos os votos de ascensão perante as forças supremas, que norteiam os objetivos de nossos esforços. Por isso …
A doutrina evangélica
Posted on setembro 16, 2012
Jesus, o Cristo, foi o personagem da história sobre o qual sempre existiu um mistério inquestionável: qual a mensagem que Ele quis passar com sua vinda a Terra, falando de amor e fazendo muitos milagres? Eu, batizado na Igreja Católica, …
Admirável “velho” mundo novo
Posted on junho 29, 2012
“Logo compreendi a gravidade da exploração que ia empreender; entrevi naqueles fenômenos a chave do problema tão obscuro e tão controvertido do passado e do futuro da Humanidade, a solução do que eu havia procurado durante toda a minha vida; …
Caridade: a maior virtude
Posted on junho 17, 2012
Sede bons e caridosos: essa a chave dos céus, chave que tendes em vossas mãos. Toda a eterna felicidade se contém neste preceito: “Amai-vos uns aos outros.” Não pode a alma elevar-se às altas regiões espirituais, senão pelo devotamento ao …
O Homem
Posted on junho 17, 2012
Todos nós temos desafios e dificuldades, não há dúvida disso. Em certas ocasiões em família, nos esforçamos para entender um parente que tem a personalidade diferente da nossa. Lutamos contra um sentimento de mágoa provocado por determinada pessoa com quem …
À procura da felicidade
Posted on junho 7, 2012
Um dia desses, assisti ao filme estrelado pelo ator Will Smith e seu filho Jaden Smith, no qual representam a vida de um pai e de um filho que lutam contra as intempéries da vida, sofrendo dificuldades materiais e morais. …
Os personagens do “céu” e do “inferno”
Posted on junho 2, 2012
Sabemos que os fatos espirituais só passaram a ser estudados de forma mais séria e direta com o advento da doutrina espírita. Mas eles sempre ocorreram em todas as épocas da humanidade. No hinduísmo, o Código de Vedas apresenta a …
Site Desenvolvido por: Yan Cavalcanti
you’ve gotten a terrific weblog right here! would you prefer to make some invite posts on my weblog?
Hello! Send us the address of your blog so we can see the content, and we certainly have interest in writing also on their website making this interaction. Ready also invite you to join our site. Hugs and thanks for the comments.
Hello! Send us the address of your blog so we can see the content, and we certainly have interest in writing also on their website making this interaction. Ready also invite you to join our site. Hugs and thanks for the comments. sementesdarazao@gmail.com